Os tepuis no Parque Nacional Canaima na Venezuela
O Parque Nacional Canaima é um parque nacional localizado no estado Bolívar, Venezuela.
Cerca de 65% do parque estão ocupados por mesetas de rocha chamadas tepuis. Estes constituem um meio ambiente único, apresentando também um grande interesse geológico. Suas montanhas escarpadas e quedas d'água (incluindo o salto Angel, a cachoeira mais alta do mundo, com mil metros) formam paisagens espetaculares
Os tepuis são mesetas com características inigualáveis, em que se destacam suas paredes verticais e seus cumes praticamente planos, há contudo vários deles que não cumprem tais regras.
Geologicamente, constituem restos de uma cobertura sedimentaria formada por arenito muito antigo que se superpõe a uma base de rochas ígneas - granito, sobretudo — ainda mais antigas, com quase três bilhões de anos. Sobre seus cumes habita uma quantidade muito importante de espécies endêmicas únicas, tanto de vegetais como de animais. Algumas espécies vegetais endêmicas estão categorizadas como carnívoras, as quais encontram uma profusão de alimentos em seu habitat (insetos, principalmente), mais escassos nos cumes.
Tais formações têm idade geológica que oscila entre 1,5 e 3 bilhões de anos, o que as converte em uma das formações mais antigas do planeta.
Os tepuis mais conhecidos são: o Auyantepuy, o Roraima, Kukenán, e o Chimantá, entre muitos outros.
Na foto temos os tepui de Roraima, Kukenán